quarta-feira, 9 de junho de 2010

FIFA proíbe "paradinha" no momento do pênalti

No dia 18 de maio de 2010 (terça-feira), a FIFA, seguindo recomendação da International Board, órgão que discute as regras do futebol, anunciou que a paradinha estará vetada em cobranças de penalidades máximas a partir do dia 1º de junho.

Com isso, os jogadores, no momento em que chegarem à bola, deverão fazer o tiro de imediato. Caso não o façam, serão punidos com o cartão amarelo. O recurso estará liberado durante a corrida, contudo.
Simular na corrida para confundir os oponentes na cobrança de um pênalti é permitido, mas simular o chute na bola uma vez que o jogador completou sua corrida agora é considerada uma infração à regra 14 e um ato de comportamento anti-desportivo em que o jogador deverá ser advertido", afirma a FIFA em seu site.

Caso a regra já estivesse válida, o atacante Neymar, do Santos, teria sido advertido por conta da paradinha que fez contra o Ceará na cobrança de pênalti que resultou no primeiro gol do Santos.

A Fifa também anunciou que utilizará de forma experimental nos próximos anos dois árbitros assistentes adicionais, como foi utilizado na última edição da Liga Europa, mas o teste não será feito durante a Copa do Mundo. Os países não são obrigados a usá-los, mas estão liberados pela entidade.

0 comentários:

Postar um comentário